Planejamento de Viagens

Tempo de leitura: 08 minutos

Chegou a hora de garantir que aquela viagem tão esperada, saia ainda melhor do que você está imaginando!

Para que tudo dê certo, são necessários alguns passos bem ordenados.
Vamos começar falando sobre o destino.

CONHECER O DESTINO

Você quer viajar e não sabe por onde começar?

Preste atenção em todas essas sugestões que estão por vir!

O primeiro passo é selecionar o(s) lugar(es) que deseja visitar, levando em consideração a finalidade da viagem, que pode ser para: Descanso, turismo cultural, gastronômico ou até mesmo para visitar um parente ou amigo.

É hora de realizar aquele desejo de conhecer uma cidade ou país que sempre quis, pra isso é imprescindível decidir qual será o destino, isso tornará todo o planejamento para essa viagem especial.

PESQUISAR SOBRE

Após escolher qual destino deseja ir, é necessário fazer uma pesquisa prévia para conhecer o local. A partir disso, já veja quais são os principais pontos turísticos (se estarão abertos no período em que você estiver lá), locais que atendam as suas expectativas, restaurantes agradáveis e atrações turísticas. Com todas essas pesquisas, você já ficará empolgado para viver essa experiência.

Conceito de pesquisa na internet com um sistema e uma lupa | Foto Premium

SITES, BLOGS E VIDEOS

Durante as suas pesquisas, provavelmente visitará alguns sites, blogs e vídeos sobre o destino escolhido. Atualmente, o Youtube é a principal fonte de pesquisa para conhecer os locais da viagem, já que os usuários colocam vídeos informando tudo sobre o local e comentários atualizados. Outra fonte bem legal é o Instagram, diversos blogueiros dão dicas dos melhores lugares, dicas para economizar, melhor período de visita, etc. Crie uma pasta e deixe tudo salvo para consultar no momento oportuno.

COTAÇÕES

Ao definir as datas da viagem, faça cotações de voos e hotéis de todas as pessoas que irão com você. É hora de economizar ao máximo, sempre fazendo pesquisas. Também faça cotações de seguro de viagem, um ponto bem importante que abordaremos com todos os detalhes mais adiante. Além disso, verifique quais benefícios o seu cartão disponibiliza para aproveitar ao máximo. É comum os cartões terem programas de milhas, serviço de concierge, coberturas de serviços médicos e hospitalares, cancelamento de voo e bagagem extraviada, além de poder contar com acesso a salas VIP de aeroporto com alimentação e área para descanso. Use todos esses benefícios a seu favor, e lembre-se: Habilite o seu cartão no app do se banco para o período da sua viagem.

CRONOGRAMA

O cronograma é essencial para o planejamento de viagem: por meio dele é possível definir tudo o que você vai fazer no seu destino. Primeiramente, você tem que decidir para qual lugar quer ir e qual data. A partir dessas definições, o caminho já está sendo traçado, faltando apenas alguns ajustes. A decisão sobre o local do destino envolve saber se vai fazer uma viagem nacional ou internacional, praia ou não, lazer ou descanso. Já a decisão sobre quando ir, envolve o período que será escolhido, se será alta ou baixa temporada, frio ou calor, etc. Você, médico(a), precisar conciliar as escalas de consultas e plantões, verificando datas favoráveis conforme a sua agenda. Isso vai facilitar muito o seu planejamento. Contudo, o mais importante é ter a definição clara do destino e data para traçar melhor os objetivos.

PONTE AÉREA

Após a definição de quando e onde, inicia-se o cronograma de viagem. Durante a procura de voos, é normal selecionar os voos com passagem direta e sem conexão, pois isso economiza o tempo. Mas se por acaso escolher um voo com escala ou conexão e deseja aproveitar o tempo, existe o Stopover. Stopover é um benefício para quem deseja conhecer outros lugares durante uma escala ou conexão que dura mais de 24 horas antes do destino final. Ou seja, numa mesma viagem internacional, você tem a possibilidade de visitar uma cidade intermediária sem (ou quase sem) custos adicionais nas passagens aéreas. No entanto, deve-se ter cuidado em relação ao visto. Como exemplo, os EUA, pois quem faz conexão nos EUA, somente pode sair do aeroporto caso tenha o visto válido do país. Essa estratégia possibilita conhecer algumas cidades em algumas horas sem nenhum gasto de hospedagem e com baixo gasto extra dependendo de quanto tempo ficará no destino intermediário.

De malas prontas? Conheça 8 aplicativos que toda pessoa com viagem marcada  deve baixar | Só Delas

PONTOS TURÍSTICOS, RESTAURANTES E PASSEIOS

Conhecer ou não os principais pontos turísticos, restaurantes e passeios vai depender do seu objetivo na viagem: se você viajou para conhecer tudo ou se viajou para apenas descansar.

Com a ideia de aproveitar tudo da viagem após os merecidos dias de descanso das consultas e cirurgias caso você seja médica(o), você provavelmente vai querer desfrutar de todos os locais que o destino oferece. Para isso, você deve verificar valores, agendamento para visitas, pacotes e até mesmo guias turísticos para contemplar tudo o que deseja. Agora se você está cansado(a) de tanto trabalho nos consultórios e hospitais e quer apenas descansar, a dica é pesquisar os lugares mais sossegados e que exija pouco esforço. Em ambos os casos, é aconselhável seguir influenciadores digitais de viagens, pois eles sempre trazem detalhes relevantes para que você faça a escolha certa da sua viagem.

Preste atenção nessas dicas: Instagram (@vazaonde, @travelspelomundo…)

Youtube (12 Youtubers de viagens) e (25 canais de trilhas e viagens)

Blog (40 blogs sobre viagens e turismo) (Blog de Viagens e experiências turísticas feitas por Agentes de Viagens)

PREVISÃO DO TEMPO

Ao decidir sobre o destino final e data, você conseguirá saber a estação do momento e terá noção do clima que encontrará naquela região.. Você precisa decidir se vai viajar para aproveitar o sol, praia e cerveja geladinha, ou se prefere um clima mais ameno ou frio para tirar os casacos do armário, comer fondue e tomar um bom vinho. Tudo tem que ser bem planejado para você não se decepcionar. Pode-se, também, citar as praias. Têm épocas do ano que estão com a cor da água mais transparente e tem época que estão extremamente turvas. Nós, brasileiros, não temos o costume de viver juntamente com fenômenos da natureza como vulcão e furacões, mas em diversos países turísticos existem esses fatos. Por isso é extremamente importante saber uma data em que não esteja ocorrendo esses “problemas”. Afinal, você irá viajar para descansar, para se divertir e não para passar medo.  A sugestão é pesquisar na internet sobre a melhor época de viajar para aquele local a depender do seu objetivo de condição climática.

TERMINAR DE PAGAR ANTES DA VIAGEM

Quando você viaja e essa viagem já está paga, você consegue aproveita-la muito mais, porque conseguirá direcionar uma parte maior do seu orçamento para aproveitar a viagem ou até mesmo para fazer compras que deseja. Além disso, ao voltar de viagem, você terá apenas fotos e experiências para curtir, e não mais a parcelas de algo que já foi.

Um outro benefício deste ponto para quem gosta de viajar é de poder, assim que voltar de uma viagem, planejar a próxima sem que a viagem anterior (parcelas de voos, hotéis e compras) atrapalhem os planos e consuma o seu orçamento reservado para viagens.

PLANEJAR VIAGEM COM ANTECEDÊNCIA

Tudo com antecedência traz benefícios, principalmente viagens planejadas antecipadamente devido às condições de compra e descontos.

Quando você compra uma viagem antecipadamente, provavelmente encontrará melhores condições de preços do que deixar tudo para em cima da hora. E esse valor que você otimizou, entrará no orçamento próprio para viagens
Uma opção que também pode ser considerada, é cotar em agências de viagens que têm pacotes que cabem no seu bolso, facilitando não somente o pagamento, mas também toda a programação e estrutura necessária para uma experiência que deseja.

Após destinos e datas escolhidos, tem um importante ponto que acompanha obrigatoriamente em alguns locais e opcionalmente em outros que é o Seguro Viagem. Esta ferramenta possui alguns benefícios imprescindíveis, e na maioria das vezes, como funciona em todos os seguros, caso tenha que acioná-lo o custo-benefício sempre vale mais a pena frente ao valor que seria desembolsado em sua totalidade.

Os seguros viagem possuem normalmente duas classificações que são: Planos reembolsáveis (você paga o que precisar na viagem e reembolsa quando retornar até o valor máximo de cobertura) ou planos que funcionam com saúde (caso seja necessário o débito/aceitação é feito diretamente com a seguradora), estes normalmente possuem um valor de prêmio mais alto.

Os seguros viagem podem ser contratados para uma viagem específica, mas para aqueles que viajam com uma certa frequência algumas seguradoras possuem planos anuais multidestinos, que em alguns casos possuem um valor mais em conta.

Vale dizer também que dependendo do cartão de crédito que você possui (e você precisa comprar a viagem com o cartão nesse caso), automaticamente você recebe o seguro, mesmo que de modo “standard” com poucas coberturas e sem custo extra. Normalmente os cartões que disponibilizam este serviço para os clientes são os que se encaixam na modalidade “black” ou “infinite”.

VIAGEM NACIONAL

Para as viagens nacionais, sejam elas aéreas, terrestres ou marítimas, o seguro viagem não é obrigatório (vale sempre conferir). Os seguros viagens normalmente são contratados para viagens onde seu plano de saúde não possui cobertura. Caso você possua um plano de saúde com cobertura nacional, é válida a conferência se possui cobertura e atendimento no local ou próximo de onde ficará hospedado. Porém o que poucas pessoas sabem é que estes seguros possuem coberturas que vão além das coberturas de saúde. Muitos deles possuem extravio de malas, descontos ou reembolsos de despesas em farmácia durante a viagem e até mesmo descontos em aluguéis de carros, salas VIP. Todos esses benefícios disponíveis serão de acordo com o plano e seguradora escolhidos. Por todos esses motivos, é interessante contratar o seguro viagem para te resguardar caso aconteça alguma coisa e você não sair no prejuízo. Então é melhor ter o seguro viagem do que não ter e se arrepender caso aconteça algo.

VIAGEM INTERNACIONAL

Já para as viagens internacionais todos os destinos são indicados o seguro viagem, tendo em vista que os planos de saúde em geral não possuem coberturas de despesas e atendimentos à nível global, apenas nacional e em alguns casos estritamente regionais (somente na região contratada). Sendo assim, caso tenha alguma situação de emergência devido a um acidente sofrido ou doença que lhe acometeu, você corre o risco de desembolsar um alto valor (alguns países, qualquer procedimento é caríssimo) que não estava previsto em seu orçamento e isso poderá prejudica-lo financeiramente. Um ponto importante também a ser avaliado, é que ao contratar a solução de seguro viagem, se acontecer algum imprevisto em relação a sua saúde, você poderá contar com o serviço da seguradora para auxilia-lo(a) no encaminhamento aos profissionais e estabelecimentos de saúde adequados ao seu problema, algo que mitiga preocupações e maiores problemas num momento que pode ser de aflição.

An airport departures board | LearnEnglish

PAÍSES OBRIGATÓRIOS

Existem diversos países em que o seguro viagem é obrigatório, é válido pesquisar se o país do seu destino necessita apresentação de seguro viagem com coberturas mínimas obrigatórias.

Na Europa, por exemplo, existe o Tratado de Schengen, um acordo entre países europeus sobre uma política de abertura de fronteiras e livre circulação de pessoas entre os países participantes. Dentro das obrigatoriedades previstas, os turistas devem portar um SEGURO VIAGEM EUROPA com cobertura mínima de 30.000 Euros (ou o equivalente em Dólar) para acidentes, enfermidades e repatriação. Esse seguro também é comumente conhecido como SEGURO SCHNGEN.

COBERTURAS

É importante saber sobre o tudo o que o seguro viagem cobre e suas condições gerais, pois isso facilita uma melhor contratação e você terá muito mais tranquilidade e segurança para qualquer destino do mundo.

As coberturas que são normalmente disponibilizadas pelas seguradoras são: Assistência médica, urgências odontológicas, rastreamento de bagagem e/ou reembolso por extravio, repatriação sanitária (voo de volta ao local de origem com equipamentos médicos), serviço de concierge, etc. Recomendamos sempre verificar com calma, juntamente com especialistas e seguradoras, assim você terá o melhor custo-benefício, com todas as coberturas para a sua necessidade.

BENEFÍCIOS

Com a contratação do seguro viagem, além das coberturas básicas que você normalmente tem, diversos benefícios são disponibilizados. São eles:

– Descontos em restaurantes;

– Descontos em salas VIP;

– Descontos em aluguel de carros;

– Sugestões através dos concierges.

Por isso é sempre bom contratar um seguro viagem, pois são inúmeros benefícios e vantagens.

Insights GC - 2.png

1º INSIGHT

A decisão de fazer uma viagem envolve planejamento: Faça um bom planejamento sobre o destino, data e atrações turísticas que tenha certeza que você otimizará tempo e dinheiro. É importante, além disso, pesquisar passagens em dias e horários diferentes. Os valores sempre são atualizados e dessa forma é possível encontrar um valor bem mais em conta. Quando for pesquisar sobre sua viagem, coloque uma música agradável, chame a pessoa que irá te fazer companhia nessa ocasião e já comece a imaginar toda a experiência. Faça desse planejamento algo gostoso de se fazer, dessa maneira tudo será mais fácil e agradável, pode ter certeza.

2º INSIGHT

Aquele seu sonho de fazer aquela viagem tão desejada tem que sair conforme você imaginou, e isso só é possível conhecendo todos os fatores que envolvidos.

Depois de sonhar, coloque em prática tudo o que imaginou: Escolha o destino, defina as datas, pesquise sobre lugares que gostará de ir (passeios, restaurantes, atrações etc); siga influenciadores digitais de viagens nas redes sociais; faça um cronograma; contrate um seguro viagem; e o mais importante: Aproveite cada segundo dessa viagem. Temos certeza que, se tiver tudo planejado, você aproveitará muito esse sonho, otimizando o seu tempo e dinheiro, e curtindo cada minuto dessa experiência.

Quanto tempo leva para dar uma volta completa na Terra? - TriCurioso

Daniel Vinhal – Consultor Financeiro
Cauê Valença – Mentor de Customer Sucess
Daniel Valverde – CEO Chief Executive Officer
Frederico M Kùmbs – CSO Chief Strategy Officer

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Veja outros artigos

Planejamento de Viagens

Tempo de leitura: 08 minutos Chegou a hora de garantir que aquela viagem tão esperada, saia ainda melhor do que você está imaginando! Para que