Blog

A evolução do mercado financeiro: planejadores financeiros apoiados pelo mercado 4.0

Tempo de leitura: 05 minutos

O que são Planejadores Financeiros?

O mercado financeiro está em constante evolução e a cada dia que passa vemos a figura do gerente de banco cada vez mais esquecida. Na última década o assessor de investimento ocupou o seu lugar, trazendo produtos financeiros mais rentáveis e soluções mais completas. Contudo o assessor não livrou os clientes de outro grande problema, o conflito de interesses. Tanto o gerente do banco quanto o assessor representam instituições financeiras e não levam de fato um produto que represente os interesses do cliente em primeiro lugar, tendo em vista que a remuneração destes profissionais também é atrelada aos produtos que vendem a seus clientes e, geralmente, produtos menos rentáveis remuneram melhor quem está vendendo.

Nesse contexto surge a figura do planejador financeiro, algo tão comum quanto possuir uma médica ou advogado de confiança em alguns países. O papel do planejador financeiro é atuar ao lado do cliente, visando primeiro os interesses dele.

Com este destaque positivo em relação aos demais profissionais, o(a) Planejador(a) Financeiro(a) é a profissão que vem ganhando cada vez mais popularidade nos últimos anos. Na hora de decidir questões referentes ao seu dinheiro como, por exemplo, onde investir, quanto investir, por quanto tempo manter investido e como administrar as finanças, os clientes buscam esses profissionais cada vez mais requisitados, que  se mostram muito necessários para auxiliar as pessoas a terem um planejamento financeiro completo e saudável.

Enquanto o Brasil está em 5º lugar no ranking mundial de profissionais certificados CFP®, nos Estados Unidos essa profissão é totalmente disseminada e comum. Não há mais procura em bancos ou corretoras para entender como investir melhor, como se organizar melhor financeiramente, mas sim há a procura por um planejador financeiro, o especialista em finanças com múltiplos conhecimentos para orientar melhor seus clientes, auxiliar na reestruturação de suas finanças, garantir boas alocações em investimentos e elaborar um planejamento financeiro completo, obedecendo seus objetivos, necessidades e prazos.

A Planejar, instituição responsável pela marca CFP® no Brasil, explica o planejamento financeiro da seguinte forma: “O planejamento financeiro é o processo de atingir as metas financeiras da vida por meio do gerenciamento adequado dos recursos financeiros. Este processo ajuda as pessoas a terem uma visão holística e abrangente de suas finanças, determinando onde estão agora, onde gostariam de estar no futuro e o que devem fazer para alcançar seus objetivos.”

Por que ter um(a) Planejador(a) Financeiro(a) a disposição?

De acordo com a Financial Planning Standards Board (FPSB), entidade responsável pelos planejadores financeiros nos Estados Unidos, 36% dos clientes que possuem um profissional auxiliando-o sentem mais confiança de que alcançarão seus objetivos e 39% estão muito mais satisfeitos com seus planejadores atuais do que os demais profissionais que já tentaram auxiliá-los anteriormente. O índice de satisfação é de 57% em relação aos demais profissionais do mercado financeiro. Além disso, as pesquisas apontam que o Planejador Financeiro despende mais tempo auxiliando seus clientes de forma direta, entendendo seus objetivos financeiros e sonhos, educam seus clientes e incentivam o conhecimento sobre mercado financeiro. A profissão é constantemente mencionada como essencial quando o assunto é manter a saúde financeira nos eixos.

A vantagem de contratar esse profissional é que dado seu perfil multidisciplinar, ele pode atuar de forma autônoma à grupos financeiros como, seguradoras, entidades de previdência complementar, private bankings, assets and wealth management, familly office e demais áreas competentes ao planejamento financeiro. Isso significa que é possível utilizar recursos de diversas instituições para englobar o planejamento financeiro e deixá-lo de forma personalizada, mais eficiente e independente para o cliente. Essa é a transparência que traz tranquilidade e confiança ao cliente que o contrata.

Quais as dúvidas de quem busca um Planejador Financeiro?

Os questionamentos mais comuns para os que buscam um(a) Planejador(a) Financeiro(a) são:

  • Qual é o melhor investimento para mim?
  • Meus investimentos para curto, médio e longo prazo são os mesmos?
  • Quais pontos analisar em um White paper antes de adquirir determinada criptomoeda?
  • Onde devo investir para garantir minha aposentadoria?
  • Será que estou investindo no lugar certo?
  • Onde devo investir para garantir boas oportunidades aos meus filhos?
  • Qual melhor portifólio de ações para meus objetivos de curto prazo? E de longo?
  • Onde devo contratar o seguro do meu carro? Meu seguro de vida?
  • Qual é o melhor plano de saúde para mim?
  • Como me localizar no Smart Money?
  • Devo alugar ou comprar um imóvel nesta fase da minha vida?
  • Quais as opções que tenho para adquirir um imóvel? E um automóvel?
  • Quais opções de investimento off shore funcionam para mim?
  • Como consigo adquirir incentivo fiscal no meu IR?
  • Como consigo restituir ou pagar menos impostos?
  • Qual patrimônio necessário para pensar em planejamento sucessório?

O que o/a Planejador(a) Financeiro(a) pode fazer por você?

            Em meio à um turbilhão de notícias nacionais e internacionais que impactam diretamente nosso dia-a-dia, principalmente em meio à uma Pandemia, o Planejador Financeiro é o ponto focal responsável por entender em que esses  acontecimentos internos e externos trarão de consequência para a economia local e internacional, bem como suas ramificações sociais e políticas, preocupando-se em manter o planejamento financeiro de seus clientes atualizado, seu patrimônio bem protegido, com prazos e investimentos alinhados aos seus objetivos.  O Profissional responsável pela elaboração do planejamento financeiro de seus clientes atua de forma consultiva, analítica e educativa, preocupando-se sempre em instruir seus clientes antes, durante e depois de seu planejamento financeiro.

            O acompanhamento destes profissionais com certeza é uma das características mais marcantes e diferenciais de todo o mercado financeiro. É possível ter seu planejamento para obter um imóvel, realizar o sonho de fazer a tão sonhada viagem em família, garantir a aposentadoria e ainda receber informações sobre como evitar gastos desnecessários, como controlar melhor as finanças, como equilibrar os investimentos e as despesas do dia a dia. A proximidade com este profissional garante o sucesso de uma vida financeira.

Através de um planejamento financeiro bem estruturado você consegue ter a tranquilidade de que todos os possíveis percalços encontrados no caminho até seus objetivos estão mapeados e mitigados, além de contar com todo o conhecimento sobre investimentos e ter a garantia que todos eles estão alocados da melhor maneira possível e o melhor de tudo isso é saber que com o acompanhamento de um profissional você consegue gastar seu dinheiro de forma inteligente, e começar a utilizar o seu dinheiro ao seu favor, para alcançar os seus objetivos verdadeiros.

Conheça a expertise do Grupo Capital, tenha um Planejamento Financeiro atualizado e consistente, supervisionado pelos nossos Planejadores Financeiros certificados.


Insight 1

O primeiro Insight Capital pra você, é que se cada pessoa tem um Perfil diferente de investidor (Ex.; conservador, moderado e arrojado), uma realidade financeira diferente de receitas e despesas, vivendo diferentes momentos em suas vidas, casados, solteiros, com ou sem filhos, com prioridades e objetivos de presente e de futuro totalmente diferentes, como que soluções comuns, de uma única instituição, podem funcionar para todos? Por isso a importância de ter um Planejador Financeiro que realmente vai estar trabalhando para você, de uma maneira totalmente transparente e imparcial, onde ele sempre vai buscar o que for melhor para você em tudo que tem disponível no mercado de acordo com os seus interesses, independente de qual seja a instituição.

Insight 2

Já o próximo Insight Capital é uma atenção para que você possa ficar alerta com pessoas que se intitulam planejadores financeiros, porém apenas comercializam uma das soluções que compõe um planejamento completo. Vale dizer que em alguns casos apenas uma solução será necessária, porém se o profissional não explicar todos os pontos que envolvem o seu planejamento (sendo muito específico em apenas uma solução), tenha atenção!

Insight 3

Lembre-se: se um planejador lhe explica todos os pontos do Planejamento, mas te oferece soluções (produtos e serviços) de uma empresa que ele é colaborador, isto pode estar comprometendo a formulação das melhores estratégias para você, desqualificando uma visão imparcial.

Insight 4

O quarto Insight Capital, é a visão de que percebemos os Planejadores como os guias de nossas vidas financeiras, e para isso, aqui vai uma dica muito valiosa: nenhum planejador pode indicar investimentos a menos que ele possua uma certificação específica para tal. A atividade de recomendação de ativos mobiliários é regulamentada pela CVM, sendo assim, seu planejador, obrigatoriamente, deve possuir registro vigente junto à CVM na qualidade de Consultor de Valores Mobiliários. Se o seu planejador está indicando investimentos para você, pergunte qual é a certificação que ele possui para tal e confirme a veracidade da informação junto ao órgão regulador. Caso não tenha, procure um profissional habilitado.

Insight 5

O próximo Insights Capital se mostrou muito claro com o surgimento do Mercado 4.0, em meio à pandemia. Com a evolução do Mercado, o acompanhamento de um Planejador Financeiro necessita ser mais próximo e dinâmico junto ao cliente, isto é, entender quais alterações ocorreram tanto em seu fluxo financeiro quanto em seus objetivos de curto prazo, e casar estas variáveis com as constantes oscilações do Mercado e da economia, atualizando e orientando-o sobre quais movimentações fazer hoje.Por exemplo, com uma taxa Selic partindo de 2% aa no começo de 2021 e que fechou o mesmo ano em 9,25% (com perspectiva contínua de alta), muitas opções que eram  interessantes com os juros baixos deixam de ter lugares protagonistas, entendendo que o Mercado fica mais avesso ao risco e as variações. Opções atreladas aos índices de juros, quando categorizadas como receitas, podem ocupar um papel de maior destaque a partir 2022, ainda se considerarmos a crescente inflação global que os Estados Unidos impuseram ao mundo com a aprovação do pacote de infraestrutura, superior a um trilhão de dólares. Um estímulo econômico em outro país faz com que sua inflação aumente e sua moeda se valorize frente às demais moedas fiduciárias, como o real, tornando produtos importados mais caros ou até mesmo escassos como é o caso de modelos específicos de carros.

Este é apenas um exemplo da Inteligência Financeira que nossa equipe de especialistas está acostumada a pensar. Já pensou em quantas variáveis diferentes podem ser trabalhadas para concretizar seus objetivos de forma mais rápida e segura?

Grupo Capital: Somos a evolução do seu relacionamento com as Finanças.

Rogério Silva – Mentor Comercial
Sergio K. Leão – Planejador Financeiro CFP® & Head de Investimentos
Cauê Valença – Mentor em Customer Success