Finanças Comportamentais

07/06/2023

De: Mariana Vantine, planejadora financeira especialista em finanças comportamentais

Como tirar do papel aquele objetivo que já entrou na nossa lista de vários anos novos? Como realmente aproveitar o efeito fresh start sem perder a empolgação do início? 

Hoje é sobre isso que quero falar com você, como manter suas metas depois de tirá-las do papel. 

Uma coisa que precisamos saber é: não perca o timing do seu objetivo. Se depois de ler esse texto ou sair da reunião com seu planejador você se sentir motivada a cumprir certo objetivo, não deixe essa motivação passar! Aproveite o momento, pois isso diminui bastante a chance de procrastinação. 

Agora que sabemos disso, vamos conhecer dois tipos diferentes de mindsets, o deliberativo e o de implementação.  

O mindset deliberativo entra em ação quando estamos incertos sobre os nossos objetivos e começamos a nos questionar o porquê de querermos alcançar determinada coisa. Sabe quando queremos mais de um objetivo ao mesmo tempo e não sabemos como poupar para todos? Daí ficamos nos questionando qual deles priorizar ou como dividir da melhor forma entre eles. Nisso, acabamos não tomando uma decisão de fato, ficamos apenas nos questionando sobre ela e nos sentindo confusos de por onde seguir. 

Já no mindset de implementação, partimos mais rapidamente para a ação. Esse mindset faz bastante sentido quando nossos objetivos já estão claros, quando identificamos mais facilmente o que realmente queremos. Nesse caso, nós já sabemos quando queremos, onde fazer aquilo e o mais importante, COMO agir para tirar do campo das ideias. 

Quando conhecemos o como, nós saímos de “ai meu Deus, será que faço isso mesmo? Mas e se não der certo?” para “ok, isso é o melhor para mim nesse momento, então vou seguir por aqui”

E nesse momento você pode estar pensando “nossa, mas até parece que as coisas são simples assim né, que é só eu querer e as coisas vão mudar?”. Não, eu sei que não é assim. Mas, eu precisava que você conhecesse esses mindsets antes de te mostrar a estratégia abaixo. 

E antes mesmo da estratégia, deixa eu te contar como eu percebi que estava saindo da mentalidade deliberativa para a de implementação. Em certo momento da minha vida eu decidi que queria fazer exercício físico regularmente, mas isso nunca funcionava. E eu reparei que tinham 3 coisas que dificultavam a implementação desse objetivo. Primeiro, a motivação estava errada, eu queria fazer porque todo mundo fala que é o certo a ser feito. Segundo eu não me organizava pra ter um horário específico do dia pra fazer atividade física e terceiro eu não tinha claro qual era o benefício que isso me traria. Quando eu percebi que o exercício físico me ajudaria a corrigir minha postura corporal, algo que sempre me incomodou e que eu poderia ter resultados mesmo praticando a atividade em casa, eu coloquei em ação o dia que me dedicaria a isso e até então tem funcionado 🙂  

Agora vamos a estratégia! 

Daniel Kahneman, autor do livro Rápido e Devagar, fala em seu livro que toda vez que você está pensando em um objetivo que deseja atingir é preciso pensar no que pode dar errado. Com isso, seguir a estratégia do pré mortem é preciso para nos tirar um pouco o viés excessivo de que tudo vai dar certo sempre – e foi assim que você investiu em renda variável sozinho e teve prejuízo por não considerar os riscos do investimento.  

E aqui, não estou falando em ser pessimista, mas sim pensar de forma racional no que pode dar errado e antecipar a solução de obstáculos que podem surgir ao longo caminho. Ou seja, estamos falando da organização dos pensamentos para que eles funcionem da maneira certa para o alcance do seu objetivo. 

É pensar por exemplo, que não vou olhar a fatura do cartão na sexta à noite porque estarei cansado e não quero ter atrito com isso, então vou deixar para conferir na segunda, quando a semana está começando e eu consigo me organizar melhor. 

Assim, o primeiro passo do pré mortem é listar tudo que pode dar errado e fazer um plano de ação para cada situação. Mais um exemplo, eu não vou fazer esse investimento sozinho porque não conheço muito como funciona o mercado financeiro, vou conversar com meu planejador antes para ter a orientação de um profissional. 

O segundo passo é fazer um orçamento com margem de segurança. Então você já identificou que seu objetivo é a viagem no final de ano e já pensou em tudo que pode dar errado e o que fará em cada situação. O próximo passo é montar um orçamento com uma gordurinha a mais. Se preparar para caso aquela viagem acabe ficando mais cara que estava pensando. É melhor poupar mais e na hora ter mais dinheiro para gastar na própria viagem ou destinar para outro sonho, do que pensar que iria gastar cinco mil e agora já está em sete – viu como é bom diminuir um pouquinho do otimismo que (naturalmente) temos? 

O terceiro passo é utilizar um método que te dê clareza e um plano de ação para seguir. Para isso você pode usar o método SMART. Este é um conceito já bem conhecido, mas vou explicar brevemente como funciona caso você ainda não o conheça.  

O método SMART consiste em deixar sua meta específica, mesurável, atingível, relevante e determinar um tempo para que ela aconteça. Por exemplo, quero economizar dinheiro para comprar um carro novo (específico), para isso preciso de trinta mil reais (mensurável), então irei economizar mil reais por mês, pois é o que consigo dentro do meu orçamento (atingível). Com esse carro novo eu terei melhor qualidade de vida e gastarei menos tempo até o trabalho (relevante) e sabendo que preciso economizar mil reais por mês, daqui dois anos e meio consigo meu carro (tempo). 

Quando entendemos a diferença entre os mindsets, identificamos nossas metas, traçamos o plano de ação necessário para superar os obstáculos que podem surgir, o caminho para tirar as metas do papel fica mais possível. Então, da próxima vez que você se sentir um pouco perdida com os seus sonhos e como realizá-los, lembre-se de tudo que discutimos aqui. Lembre-se que quando estamos no mindset de implementação as coisas fluem melhor e como o timing é crucial para o início da realização das suas metas. Então, eu espero que neste momento, concluindo esta leitura, você esteja se sentindo motivada para começar. 

Até o próximo texto! 

Instagram Linkedin

2023 - Grupo Capital. Todos os direitos reservados.