Finanças Comportamentais

04/04/2023

De: Mariana Vantine, planejadora financeira especialista em finanças comportamentais

Quem influencia as suas escolhas?  

Existe um fenômeno estudado pelas finanças comportamentais que afeta a todos – o comportamento de manada. É algo que tanto eu quanto você já vivenciamos, quer estejamos cientes disso ou não. E, provavelmente, pode estar afetando a sua vida neste exato momento.  

Mas o que exatamente seria este comportamento ou efeito manada? Pelo nome, você já consegue imaginar o que seja né? Ele acontece quando um grupo de pessoas influencia as decisões uns dos outros e todos acabam agindo de forma coletiva, muitas vezes sem nem se dar conta disso. Um exemplo é quando você vê uma longa fila para entrar num restaurante e entra nela pensando que deve ser um restaurante excelente.  

E às vezes, é sensato você seguir a multidão, como quando todos estão correndo de um incêndio. Porém, em outros casos, isso pode levar a algumas escolhas questionáveis.  

Vamos pensar no exemplo da Carol, médica realizada financeiramente atendendo na sua especialização. Olhando apenas para isso, achamos que Carol é sempre racional e pensa muito bem em como suas decisões são tomadas, mas assim como todas nós, ela também está sujeita ao comportamento de manada.  

Esse comportamento aconteceu, por exemplo, quando uma amiga começou a falar sobre investir em ações de empresas que estavam fazendo muito sucesso, mas não necessariamente havia estudado os fundamentos dessas empresas. Carol não queria deixar essa oportunidade passar, então sem pesquisar muito, apenas foi junto com o pessoal e investiu um grande valor nas ações. Isso é o que chamamos de FOMO (medo de ficar de fora) estimulando o efeito manada.  

Já uma outra vez, Carol estava preocupada em comprar um carro novo e a maioria das amigas só falava de marcas de carros de luxo que eram o que todas possuíam. Então, sem levar em consideração suas próprias necessidades e preferências, ela seguiu o exemplo das amigas comprando o mesmo tipo de carro. Mais uma vez, a gente percebe o efeito manada agindo sobre as decisões de Carol.  

Esses exemplos deixam claro que todos nós estamos sujeitos a seguir o que as outras pessoas estão fazendo, né? O nosso relacionamento com os outros influencia bastante as nossas escolhas. O que podemos fazer para evitar isso é ter autoconhecimento e dar um passo para trás. Ao estar diante de uma decisão pare, pergunte a si mesmo se é realmente algo que você quer ou precisa, se pode esperar para comprar ou se tem real necessidade de ser feito naquele momento. Talvez você só esteja seguindo a maioria e é importante identificar o que está alinhado com seus próprios interesses e valores. Isso é o que garantirá melhores decisões financeiras.  

Por hoje, é isso! Nada melhor do que ser coerente com você mesmo, lembrando das suas prioridades para não seguir cegamente a manada. Eu espero que esse texto faça você refletir sobre como tem sido suas decisões financeiras e que elas possam te trazer a certeza de que você está no caminho certo.   

Aguardo você no próximo mês para mais uma conversa. 😊   

Instagram Linkedin

2024 - Grupo Capital. Todos os direitos reservados.