Marketing para Médicos

08/08/2023

De: Paulo Moreti, especialista em Personal branding e coach

Personal Branding: modismo ou diferencial para o seu futuro

Diferencie-se no mercado competitivo com uma marca pessoal de valor.

Muito do que venho lendo sobre Personal Branding pelos “sites.br” afora e em artigos, são definições de como comunicar as habilidades e competências, de como comportar-se em público, como ser, como fazer etc. Erro atrás de erro.

O mercado profissional em que vivemos hoje exige padrões competitivos muito altos, ser um profissional empenhado, com pós-graduação, falando mais de um idioma, já não é aquele diferencial no mercado, muitos estão no mesmo nível que você.

Então você pensa: “ok além disso eu me expresso bem, sou comunicativo, atencioso e educado, ando sempre arrumado, estou atualizado tecnologicamente com equipamentos de última geração”, pois é, isso tudo é bom, mas continua não sendo um diferencial.

Outros profissionais equivocados acham que pegar um monte de dicas e macetes do tipo como vestir-se e se comportar em público já seria o suficiente e ao serem questionados dizem: ESTOU FAZENDO MEU MARKETING PESSOAL, achando que isso será sinônimo de sucesso.

Nessa busca do “vender-se” melhor que o concorrente, vamos atrás de tudo, desde um bom programa de marketing pessoal, curso de oratória, coaching, entre outros. Quero deixar bem claro aqui que, de forma alguma estou desmerecendo esses temas, pois são muito significantes, mas no tempo certo.

O Marketing Pessoal vem para dar visibilidade as habilidades e competências relevantes, é saber comunicar o que irá gerar reconhecimento por parte dos outros.

Mas você deve estar se perguntando, e onde entra o Personal Branding então?

O que fazer? Como fazer? O que muda no processo de “me vender”?

Primeiro queria que você refletisse: você acha que pode fazer seu Marketing Pessoal sem ter uma Marca Pessoal? Muitos acham que sim!

Respondo!

Não, não adianta pular etapas, Marca Pessoal é algo que vai muito além do marketing pessoal, principalmente para o profissional de hoje. Não há consistência em comunicar sem se conhecer.

Primeiro precisamos partir do autoconhecimento, é fácil apontar para os outros e falar deles, mas na hora que virar o dedo para o nosso peito e nos expormos falando de nós, uhhhmmmm, aí a coisa muda de figura.

Terceirizamos o nosso autoconhecimento a livros de autoajuda, mapa astral, tarô, horóscopo…, mas não fazemos o principal, buscar em nós essas informações, entendendo quem somos. Parece terapia, e de início é!!! Como posso comercializar ou fazer o marketing de algo que não conheço?!

Então o primeiro passo é o autoconhecimento, seguido de uma boa pesquisa e um diagnóstico, como no branding corporativo, para identificarmos as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, através de uma análise swot pessoal, além é claro, de conhecer o seu mercado.

Mas não para por aí, é possível por meio da minha metodologia criar uma plataforma de Marca Pessoal, identificando seus valores e capacidades, criando seu posicionamento, missão e visão de futuro bem claras. Definir seus diferenciais e desenvolver seu trueline, que gosto de chamar de mantra da Marca Pessoal.

Com a construção de uma plataforma bem definida e embasada, o Marketing Pessoal será eficaz e a “venda” desta marca será bem mais fácil, porque transmitirá aquilo que realmente você é, sua comunicação será alinhada com seu conteúdo. Existirá a entrega de uma promessa.

O objetivo é construir reputação e ajudar a aumentar a rede de contatos de uma forma que o procurem pelo seu conhecimento. Uma marca bem-feita vale dinheiro para as empresas, prestígio e espaço para você que quer se destacar na carreira. Invista na sua Marca Pessoal.

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