Finanças para Casais
16/05/2023
De: Luiz de Melo Vasconcelos, planejador financeiro CFP®
Riqueza. Muito além do dinheiro
Alguma vez você já se sentiu preso na rotina de trabalho sem parar, ganhar dinheiro, e perceber que estava perdendo tempo? Eu já passei por algo assim.
Durante muito tempo eu tratava a minha vida financeira como uma consequência direta da minha vida profissional. Em outras palavras: para ganhar mais, eu precisava trabalhar mais e melhor. Sempre.
Não sei se você já passou por isso, mas era algo que me consumia.
Robert Kiyosaki, autor do livro “Pai Rico, Pai Pobre” deu um nome para isso. Ele chamou de “corrida dos ratos”, ou seja, um esforço sem fim para trabalhar, ganhar dinheiro e sobreviver.
Mas existe uma forma de romper esse padrão da corrida dos ratos: a chave é buscar a geração de riqueza.
Riqueza, por sua vez, é um conceito que pode ser material, e também emocional pois está relacionado ao seu bem estar e qualidade de vida. Em seu livro “A Psicologia Financeira”, o autor Morgan Housel, descreve riqueza de algumas formas:
“Um pequeno volume de riqueza significa a possibilidade de tirar alguns dias de folga do trabalho quando ficamos doentes sem que isso prejudique as contas. Conquistar essa capacidade é algo inestimável”.
“Um pouco de riqueza a mais significa poder esperar por uma boa vaga de emprego após uma demissão, em vez de ter que aceitar a primeira que aparecer. Isso pode mudar uma vida”.
“Um fundo de emergência para seis meses de despesas significa não ter medo do seu chefe, porque você sabe que não vai ficar desamparado se precisar de algum tempo para encontrar um emprego”.
“Ter ainda mais significa a capacidade de poder aceitar um cargo com salário menor, mas com horário flexível. Talvez mais perto de casa ou ser capaz de enfrentar uma emergência de saúde sem o fardo extra de ter que pensar em como pagar pelas despesas médicas.”
Perceba que a riqueza vai muito além do dinheiro. Uma vez que as contas estão em ordem, você naturalmente será um profissional melhor, pai, mãe ou filho melhor. Assim, a melhor forma da gente honrar todos aqueles que vieram antes de nós é prosperar. E a prosperidade tem tudo a ver com a riqueza.
Em termos financeiros, a riqueza pode ser entendida assim. Dá uma olhada:
Imagine um casal próspero e que naturalmente tem objetivos e desafios. Querem proporcionar boa estrutura para os filhos, viver dignamente, comprar casa, carro e construir um futuro tranquilo. No fundo, todos nós queremos algo assim, não é?
Então, o dinheiro que o casal gera – que nós geramos – é para:
- Fluxo de renda: manter as contas em ordem, ou seja, viver dentro da realidade;
- Seguros: para garantir renda e preservar patrimônio em caso de imprevistos;
- Patrimônios Passivos: que são os financiamento ou consórcio da casa e carro;
- Patrimônios Ativos: que são os patrimônios que geram renda.
A combinação dessas soluções financeiras gerará para você renda passiva e te possibilitará viver com mais valor e, consequentemente, com mais riqueza.
Conte com toda a competência técnica e humana do Grupo Capital.